terça-feira, 27 de agosto de 2013

26º CORENORTE A Assembleia Geral Ordinária da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus






Nos dias de 16 a18 de agosto de 2013 em Ananindeua, aconteceu o 26º CORENORTE em grande Estilo, Poder e Gloria. A Assembleia Geral Ordinária da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, aconteceu nesse período sob a Gestão do Pr. Alfeu Cardoso sendo que fora discutido assuntos sobre o crescimento da IPAD na região Norte, e pra as mulheres dos obreiros, tiveram durante os dias palestras, momentos só delas. O 26º CORENORTE também contou com a participação do Pastor Presidente do Supremo Concilio José Rodrigues (PE) o Secretário Nacional de Missões Pr. Valdênio Claudio (PE).
O Mais gostoso de evento foram as palestra ministradas pelos pastores convidados, palestra sobre família, finanças e sobre o obreiro. Tudo pra o nosso elevo espiritual.
Palestra - Tema : "O Obreiro e a Liderança Eclesiástica" - Pr. José Rodrigues (PE)
Palestra - Tema :  "A igreja local e missões." - Pr. Valdênio Claudio (PE)
Palestra - Tema : "A igreja local e o evangelismo pessoal." Pr. José Miguel (PE)
Palestra - Tema : "Vivendo Deus Na Família" - Pr. José Rodrigues (PE).
Culto de Avivamento. Preletor: Pr. José Rodrigues.


Diretoria Administrativa do CORENORTE:
• Presidente – Pr. Alfeu Cardoso Filho;
• 1º Vice presidente – Pr. José Lucimar Cabral;
• 2º Vice presidente – Pr. Jeremias Conceição Souza;
• 1º Secretario – Ev. Simão Abraão Gonçalves Cardoso;
• 2º Secretario – Ev. Jaime Nascimento;
• 1º Tesoureiro – Ev. Orivaldo da Silva Lima;
• 2º Tesoureiro – Pb. Raimundo Evangelista Costa Batista.
Conselho Fiscal:
• Presidente – Pr. José Newton Lino Lira;
• Relator – Pb Manoel Maria (in memorian;
• Vogal – Pb Orlando.

SEMI Regional:
• Secretario Regional – Pr. José de Oliveira Silva Filho;

Auxiliam o Secretario da SEMI:
• Assessora de Comunicação e Estatistica – Pb. Fabio Garcia
• Secretario Adjunto – Pr. Raimundo Nonato Oeiras
• Tesoureira – Irmã Wilsana Ataliba de Moura
• Diretores da GIM – Miss. Célia Couto e Wilsana Moura


Conselho de Ética:
• Presidente – Pr. Lauderfranque Nascimento Carvalho.
• Relator – Pr. Edmilson Costa Batista.
•  Vogal – Pr. Raimundo Mendes Dutra.
•  Vogal – Pr. Amarildo Caldeira.
•  Vogal – Pr. José de Oliveira Silva Filho.


Caso vc Perdeu o Concilio veja as fotos abaixo,


Conciliares
Presidente da UFE Célia Couto (no Meio) cantando no Culto de Sábado

As Mulheres UFE  Cantando no Culto de Sábado

Pr. José Rodrigues, e sua esposa (à esquerda)
Pr. Alfeu Cardoso e Pr. Oliveira (ao Meio) e Pr. Raimundo Oeiras e sua esposa (à direita)

Conciliares na 26ª Assembleia Ordinária do CORENORTE

Conciliares

Pr. Valdênio Cládio (PE) (Presidente Nacional de Missões)



Mesa da Diretoria do CORENORTE

Mesa da Diretoria do CORENORTE

Conciliares na Reunião Ordinária do CORENORTE

Conciliares na Reunião Ordinária do CORENORTE

Pastores José de Oliveira e Edmilson Costa Batista respectivamente



















Pastores José de Oliveira e Edmilson Costa Batista respctivamente

Mesa Componentes do Conselho de Ética

Pastor Alfeu Cardoso Presidente do CORENORTE (IPAD Belém)
Conciliares

PastorJosé Rodrigues
Mesa Da Diretoria do CORENORTE


sábado, 17 de agosto de 2013

O Relatório dos Eventos Realizados pela SEMI NORTE





                                        

                               Sociedade Evangélica de Missões

Sede Av. Dr. Freitas, 898, bairro da sacramenta – Belém – PA.
CEP: 66.120-680. Fone: (91) 8105-2920  CNPJ: 63.846.539/0001-86


RELATÓRIO DOS EVENTOS REALIZADOS PELA SEMI
15 A 18 DE NOVEMBRO DE 2012 – CRUZADA EVANGELÍSTICA DE ALMIR GABRIEL.
07 A 12 FEVEREIRO DE 2013 – CONGRESSO UNIFICADO DE MACAPÁ.
FEVEREIRO DE 2013 – ABERTURA DO CAMPO MISSIONÁRIO EM BREVES.
ABRIL DE 2013 – VISITA AO CAMPO MISSIONÁRIO DE MANAUS.
07 DE ABRIL  DE 2013 – REUNIÃO COM OS TESOUREIROS E REPRESENTANTES DA SEMI LOCAIS.
25 E 26  DE MAIO DE 2013 – CRUZADA EVANGELÍSTICA EM CASTANHAL.
MAIO DE 2013 – VISITA A IPAD TERRA ALTA PARA ORGANIZAÇÃO DA CRUZADA EVANGELÍSTICA DA SEMI QUE ACONTECERÁ NOS DIAS 14 A 17 DE NOVEMBRO.
JULHO DE 2013 – CONGRESSO UNIFICADO EM MOCAJUBA.
REUNIÃO DA DIRETORIA.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Missões Transculturais na Amazônia Brasileira Pr. Paulo Nunes e Miss. Betânia




 Relatório

“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! Eis o grito dos teus atalaias! Eles erguem a voz, juntamente exultam; porque com seus próprios olhos distintamente vêem o retorno do Senhor a Sião.” Isaias 52. 7 e 8 Ola queridos amigos e irmãos preciosos, Eu e minha esposa Betânia queremos saudá-los na graça e paz do Senhor Jesus. 2012 passou correndo e 2013 veio rapidamente prometendo novos horizontes. O ano passado foi de muita benção e foi um ano de muita correria, pois eu, Paulo, já iniciei no mês de Janeiro me mudando para Chapada dos Guimarães-MT, para organizar e coordenar Congresso do CONPLEI. Foi também neste mesmo período que eu e Betânia nos encontramos depois de quatro longos anos, onde aproveitamos a oportunidade para firmarmos um compromisso de unirmos nossa vida em um relacionamento.
A correria continuou, pois agora já noivo tinha que fazer as viagens para as aldeias, atender igrejas, organizar e planejar o CONPLEI e ter tempo de sempre que desse ir até onde estava Betânia que também estava envolvida com o trabalho de tradução do Antigo Testamento da Lingua Waika Central (Povo Yanomami de Roraima).




E dia 16 de Junho foi o nosso casamento no Civil em Manaus/AM. Então Deus ainda quis nos abençoar com a benção de Abraão, e usou a vida de um grande amigo Rabino Marcelo para no dia 30 de Junho fazer nosso Casamento Religioso na Congregação Judaica Messiânica em Belo Horizontes/MG e por fim, no dia 22 de Julho aconteceu o nosso casamento Cultural Religioso, na cultura indígena, durante o Congresso Nacional do CONPLEI.
Em Julho aconteceu o 7º Congresso do CONPLEI que foi um dos eventos mais marcantes na história de evangelização dos povos Indígenas. Neste Congresso se reuniram 2.700 irmãos, de 81 etnias, de povos, e línguas da Nação Brasileira, juntamente com outros representantes de 15 países, reunidos para testemunhar, aprender, orar e louvar a Deus. Foi tempo de encorajamento onde os irmãos Indígenas e não-Indígenas se encontram para compartilhar suas lutas e vitórias. E receberem um novo ânimo para continuar no desafio de levar o Evangelho a todos os povos. Também tivemos capacitação e preparo espiritual, onde foram traçados novos planos, novas metas e alvos para o futuro da evangelização e da Igreja Indígena.
Foi um tempo de muito rico para todos que estiveram presentes neste evento. Glorias a Deus por tudo que esta fazendo no meio de nosso povo. Aproveitamos a oportunidade pra pedir a sua ajuda em oração pelos projetos futuros do CONPLEI.
Lembrem-se o 8º Congresso Nacional do CONPLEI, será em 2016 na aldeia Córrego do Meio, município de Sidrolândia - MS
Depois do casamento eu e minha esposa Betânia, saímos para nossa lua de Mel e depois visitamos amigos, irmãos preciosos, igrejas e nossas famílias (Recife e Amazonas).
Durante esse tempo tivemos muitas noticias do campo missionário onde atuamos: No AMAZONAS o Evangelho tem avançado de maneira especial, novas vidas foram ganhas para Jesus, Igrejas foram Plantadas, novos programas sociais foram desenvolvidos e etc.
Já no estado de RORAIMA onde Betânia atua também não foi diferente, pois no mês de Agosto cinco líderes Yanomamis da Aldeia Palimi-ú, saíram e foram Evangelizar os Yanomamis da Aldeia de Hakoma e o resultado foi a conversão de 20 pessoas.
Outra boa Noticia foi que recentemente os nossos irmãos da tribo Wai-Wai do Pará entraram na tribo Arara também no Pará e ganharam mais de 100 indígenas para Jesus.
Os Ticunas do AMAZONAS entram no Vale do Javari e junto com o missionário Marco Mayoruna levam o evangelho aos povos mais isolados, arredios e perigosos do nosso país.
Já no AMAZONAS na liderança do Pr. Alceris Terena iniciaram as aulas no SEMIRITA (Centro de Treinamento para os povos Indígenas).
O programa do CONPLEI conhecido como TIB (Tradutores Indígenas da Bíblia) continua sendo realizado onde vários grupos étnicos têm a oportunidade de traduzir a Bíblia na sua língua Materna.
Enfim, foram tantas noticias boas e isso tem alegrado profundamente o nosso coração.
Hoje, eu e Betânia podemos desenvolvemos vários programas missionários e de evangelismo juntos, um deles foi no mês de outubro a realização do Mini-CONPLEI entre o os Yanomamis da Aldeia de Palimi-ú, povo com o qual Betânia Trabalha. Este evento foi muito marcante para nós, pois vimos com nossos olhos àquilo que o Senhor Jesus esta fazendo no meio deste povo que durante muitos anos foi conhecido como o “Os Cabeças Rachadas” (porque brigavam muito entre si). Nesta oportunidade foi Plantada a Igreja Indígena Yanomami. Houve decisões e declarações de Fé em Cristo Jesus. Batizamos 37 novos irmãos Yanomamis. Realizamos a Santa Ceia entre eles. Também tivemos oficinas sobre a libertação do Alcoolismo, Música e outros. Por fim, a igreja Yanomami está se fortalecendo e levando outros a Jesus.
Da Aldeia de Palimi-u, saímos com alguns líderes Yanomamis para Boa Vista, Roraima, onde Betânia e Patrícia e esses líderes continuaram na tradução do livro de Gêneses e na Consultoria do livro de Rute. Depois seguimos para o Amazonas. Enquanto isso um dos líderes Yanomamis chamado Felio foi à outra região Yanomami fortalecer o povo na fé e realizou o Batismo de 16 novos irmãos Yanomamis.
E assim terminou 2012 com muitas vitórias alcançadas no campo missionário. Porém, fisicamente estávamos muito cansados.
E 2013 chegou correndo para mim e Betânia, pois dia 5 de Janeiro saímos de Manaus para Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, pois no dia 7 iniciou ao último módulo do TIB (Tradutores Indígenas da Bíblia), e aqui estamos com mais de 25 Indígenas de 12 etnias e mais os CIGANOS, e todos juntos estão traduzindo a Bíblia na sua língua materna.
Daqui seguiremos viagem para vários ministérios e projetos e em lugares diferentes como: FEVEREIRO: Retiro e curso entre os Judeus Messiânicos de Belo Horizontes; MARÇO: 28 a 31 - Em Barra do Corda – MARAHÃO, com alvo de mais Mil pessoas de varias etnias; ABRIL: Ministério no Amazonas entre a tribo Satre-Mawe; MAIO: 16 a 19 – Na comunidade Boa Vista , da Etnia Bare no Alto Rio Negro – AMAZONAS, com alvo 2500 pessoas de varias etnias; JULHO: 24 a 28 – Na comunidade Kassawa, da etnia Hiskariana – no alto Rio Ihamunda – AMAZONAS, com alvo de 1500 pessoas de varias etnias; AGOSTO: 2 a 4 – Na comunidade São Clemente, da etnia Palmari – no rio Puros no AMAZONAS com alvo 800 pessoas de varias etnias. Meus irmãos, esse ano de 2013 promete muitos desafios e contamos com vocês em todos eles. Pois cada desafio destes com Congressos nas suas próprias aldeias coordenados por nós, demanda uma soma muito alta de recursos tanta na logística para se chegar lá, quanto no tempo de congresso, pois o processo requer grande quantidade de Gasolina, Combustível, Alimentação, tempo de ensino, preparo do povo e outros. O desafio nestas áreas para este primeiro semestre e muito alta e grande demais, sem a sua ajuda e apoio não conseguiremos, por isso, através deste relatório, quero desafiar você, sua família, igreja e amigos a estenderem as mãos mais uma vez, para que o nome do Senhor Jesus seja exaltado entre as Tribos Indígenas de nosso país. Esta é uma grande oportunidade de trabalharmos juntos para o reino de Deus e bem estar social, familiar e espiritual do povo indígena do Brasil, pois ações como essa que realizamos não é possível sem o apoio do Corpo de Cristo. Pedidos de Oração: - Pelo crescimento e amadurecimento da Igreja Indígena em Palimi-ú; - Pela tradução da Bíblia na língua deste povo; - Pelas nossas visitas a outras aldeias; - Pela nossa saúde; - Pela nossa segurança durante as viagens para as aldeias tanto no Amazonas quanto em Roraima; - Pelos recursos para os projetos e viagens; - Por novos intercessores, parceiros e mantenedores; - Pelas as necessidades do ministério e as nossas necessidades;
Aproveitamos esta oportunidade para desejarmos a vocês um 2013 de ricas bênçãos e vitórias da parte do nosso bondoso Deus sobre sua vida, família e ministério.
Um grande abraço. No amor de Cristo Pr. Paulo e Betânia (Missionários servindo ao Senhor Jesus entre os povos Indígenas do Brasil)
Necessidades do ministério (Para a Realização dos CONPLEI´s) - Combustível; - Gasolina; - Lonas; - Lâmpadas; - Pregos; - Cabo para fiação Elétrica; - Alimentos não perecíveis e outros. - Valor para realização destes eventos esta orçado em mais de R$ 50 mil.
Ofertas e contribuições voluntarias para este ministério, favor entrar em contato conosco ou usar uma das contas abaixo:
B. BRASIL: Ag. 1197-5, C. Poupança 26921-2 – Variação 1
B. ITAÚ: Ag. 1410, C. Poupança 26577-9 / 500
B. BRADESCO: Ag. 1232-7, C. Poupança 1002549-4
ORE, ENVOLVA-SE, CONTRIBUA e DIVULGUE!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Congresso da UFE em São Paulo

                           No dia 30 de Março de 2013, aconteceu o CONGRESSO DEVOCIONAL DA UFE SUL, em Osasco - SP, com a presença da Miss. Célia Couto, presidente da UFE Norte, Pr. Oliveira, Secretario da SEMI NORTE e a Cantora Iracema Filha.
                            O evento contou ainda com presença do Pr. Jose Rodrigues, presidente do Supremo Concílio, que foi o pregador da tarde, a irmã Deuzimar que ministrou no culto da noite, a presidente do conselho nacional da UFE, a professora Eroides e uma grande caravana de mulheres da UFE NOERDESTE.

Profª Eroides e Miss. Deuzimar, Presidente e Vice nacional do Conselho da UFE, respctivamente 

Cantora Iracema Filha

Fundador da IPAD no Brasil


              No dia 27 de março de 1951, foi fundada na Cidade do Cabo de Santo Agustinho, Estado de Pernabunco, a Igreja Assembleia de Deus independente. Pela orientação e gaça de Deus Pai, Filho e Espirito Santo, Tornou-s igreja Pentecostal Assembleia de Deus oficialmente em 05 de julho de 1951. Sob a liderança do Pastor Diomédes Ferreira de Melo  Conforme atas das respectivas datas e Diário Oficial do Estado de Pernambuco de 08 de Abril de 1951 e 27 de Julho do mesmo ano (1951). Que se desligou da igreja Evangélica Assembleia de Deus por divergências administrativas.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

SAINDO DA ACOMODAÇÃO PRA VIVER A MULTIPLICAÇÃO


INTRODUÇÂO

Quem está vivo produz vida, produz esperança, produz sonhos... Quem está morto nada produz. Alguém precisa de algo que Deus colocou dentro de você. O futuro de alguém está em tuas mãos nesse momento.

Três passos para multiplicação:

1-    UNIDADE  (João 21:2)

O forte dos discípulos era sem dúvida a “unidade”, o forte da igreja nos dias atuais tem que ser a unidade (Jo. 17:21; Atos 2:44).

2-   ATITUDE (João 21:3)

A igreja para dar frutos precisa de homens e mulheres de atitude. Não basta apenas ter um pastor inteligente, cheio da unção, carismático, bem quisto na sociedade e de boa formação cultural; esse pastor para ter um rebanho produtivo precisa de pessoas de atitudes. Pessoas com quem o pastor possa contar (Jo. 15:5).

3-   CRER NAS PROMESSAS (João 21:6)

Lançar a rede à direita. Muitos desprovido da fé nas promessas de Deus, lançam a rede de qualquer jeito. É importante crer que ao pregar o evangelho do Senhor Jesus, o Espirito Santo há de convencer o pecador e faze-lo aceitar a Jesus. “ ... E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47b). Temos que acreditar na pregação do Evangelho do Senhor Jesus.

CONCLUSÃO

Vamos sair da acomodação para vivermos a multiplicação pela promessa que nos foi feita. O cumprimento da promessa de Deus para você  e eu está no final de uma vida de obediência. A cruz é o nosso referencial. É nela que temos o motivo para irmos ao mar e lançarmos nossas redes.

A EFICÁCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO


... e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1:8)

Texto bíblico: Mateus 5:13 – 16 e Romanos 12:1-2.

INTRODUÇÃO

Jesus fez uso de dois conhecidos símbolos – o sal e a luz – para descrever a dupla função do crente neste mundo tenebroso. Como sal da terra e luz do mundo, o crente, pelo Espírito Santo, conduz os perdidos até Cristo, o Salvador. É nossa responsabilidade iluminar, dar sabor e preservar o mundo da corrupção.

I – O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA

1-  A Função de Preservar

Preservar é uma das funções primordiais do sal. Ele age como um antisséptico natural, evitando a decomposição dos alimentos. Jesus usou a metáfora do sal para ensinar aos discípulos, e também a nós, que devemos ter uma atuação preservadora no mundo, onde os padrões morais são cada vez mais baixos. Como crentes, devemos ser santos em toda a nossa maneira de agir, pensar e falar (Mc. 9:50). Nenhuma palavra torpe deve sair dos nossos lábios, pois, conforme afirma o apostolo Paulo em sua epístola ao Colossenses 4:6, a nossa palavra deve ser sempre agradável e temperada com sal, para que saibamos responder a cada um como convém.

2-  A Função de Temperar

O sal realça o sabor dos alimentos, porém ele deve ser usado com equilíbrio, pois se, por um lado, uma comida sem sal é insípida, por outro, um alimento salgado é insuportável e prejudicial à saúde. O crente deve ser como sal, ou seja, trazer sabor e equilíbrio à vida daqueles que estão angustiados, deprimidos, desesperados e que não encontram solução para os seus problemas e frustações. Para ser sal neste mundo é necessário que o crente ore, tenha prazer em meditar na Palavra de Deus, participe das reuniões de culto ao Senhor, ame e demonstre esse amor ajudando ao próximo (Tg. 2:14-26). Viva de modo equilibrado e abundante na presença de Deus, pois há muitas pessoas que precisam de você (Lc. 7:31-35).

3-  Preservando e temperando o mundo

Uma sociedade deteriorada pelo pecado necessita de crentes autênticos, santos, honrados e que testemunhem ousadamente de Jesus (Lc. 14:34,35; Cl.4:5,6). Primemos pela retidão e pela conduta ilibada no lar, na escola, no trabalho, na vizinhança, na igreja, etc. O crente que anda segundo a palavra de Deus leva as pessoas ao Salvador. Há, infelizmente, os que não entram e impedem outros de entrarem no Reino de Deus (Mt. 23:13-15), pois escandalizam a obra do Senhor e motivam os ímpios a murmurarem contra Deus (Rm. 2:24). Muitos, apesar de crentes, são irresponsáveis, preguiçosos, desonestos, caluniadores, etc. A ética do Reino exige do nós um alto nível de comportamento em relação ao mundo; eis o nosso supremo alvo. Somente assim a nossa pregação tornar-se-á legitimamente eficaz.

II- O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO

    1-A Luz.

Assim como sal faz a diferença na alimentação, a luz também é fundamental em um ambiente escuro. Certa vez, o Senhor Jesus afirmou:” Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (jo.8:12). A luz simboliza clareza, transparência, conhecimento, direção e revelação divina. Assim como a lua reflete a luz do sol, o crente deve resplandecer os raios do “Sol da Justiça” num mundo escurecido pelas injustiças e pecado (Ml. 4:2; Jo. 9:5; Lc. 2:32). Não podemos nos esquecer de que as trevas jamais podem sobrepujar a luz porque quando esta chega, a escuridão desaparece (1Jo. 1:5; Jo. 1:9).

    2- O “Pai das Luzes”.

Na Bíblia, Deus é chamado de “Pai das luzes” (Tg. 1:17). Esta expressão mostra Deus como o Criador das luzes douniverso (o sol, a lua e as estrelas), bem como o Pai de toda iluminação espiritual. O verdadeiro cristão deve ser luz no Senhor. Antes éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor. E por isso mesmo, devemos andar como filhos da luz (Ef. 5:8) e como “astros no mundo” (Fp. 2:15). Estar na luz indica possuir a graça plena de Deus para uma vida santa. O cristão é como “uma cidade edificada sobre um monte”, exposto o tempo todo perante o mundo. Somos chamados por Deus para iluminar a Sociedade em que vivemos (Mt. 5:16).

4-  A manifestação da luz pelas boas obras.

Ser discípulo significa difundir a luz de Cristo. E como isto é possível? Quando apresentamos as boas obras à sociedade onde vivemos (Mt. 5:16). É através destas boas obras que a nossa luz deve brilhar. Então, o eterno Deus será glorificado. Você foi chamado para ser como um farol da verdade do Evangelho. Não oculte, ou ofusque, a luz de Cristo em sua vida, mas deixe-a resplandecer diante do mundo através daquilo que você é, faz e diz.

III- O TESTEMUNHO DO CRENTE

1-  No campo missionário

O mundo é o nosso campo missionário, o lugar onde a nossa fé é provada e evidenciada mediante o que falamos e fazemos (Tg. 2:14-17). Logo, a vida cristã não deve restringir-se ao templo onde, semanalmente, reunimo-nos para adorar a Deus. A nossa fé deve ser irradiada por intermédio de uma vida santa e frutífera. Somos chamados a influenciar e transformar o mundo através de Cristo Jesus (Jo. 15:16; 17:18, 23).

2-  Em sua comunidade

Ser sal e luz numa sociedade como a nossa implica na disposição de falar de Cristo aos milhões que perecem por não terem aceitado ainda o Evangelho. Quem não se entristece ao ouvir notícias de que adolescentes e jovens morrem todos os dias devido às drogas e ao álcool? Eles precisam desesperadamente do Evangelho. Quem não se angustia em saber que, neste exato momento, há milhares de pessoas, no Brasil, vivendo em extrema miséria espiritual, moral e material? E muitas destas pessoas estão morrendo ao nosso lado.Ignorar tal realidade e não fazer nada para amenizar essa situação é pecado:”Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” (Tg.4:17).

3-  Na igreja local

A Palavra de Deus nos ensina que a manifestação da luz de Cristo através de nossas boas obras tem uma finalidade: Glorificar o Pai Celestial (Mt. 5:16). Quando a nossa mensagem coaduna-se às ações que praticamos, o nome do Senhor é exaltado. Você já se perguntou o que as pessoas dizem a seu respeito e de sua igreja local? Pense nisso!

 

CONCLUSÃO

O sal preserva, dá sabor e equilíbrio a vida. O sal representa o nosso caráter; a luz fala do nosso testemunho. Levemos a sério o ensino de Jesus em relação às metáforas do sal e da luz. Sem perda de tempo, realizemos as boas obras para as quais fomos chamados (Ef. 2:10). Não podemos desperdiçar a oportunidade de testemunhar de Cristo, iluminar o mundo e fazer o bem (Tg. 4:17). Há pelo menos três classes de crentes:

OS ALIENADOS, são aqueles crentes que vivem no mundo da lua; não estão preocupados com os problemas do dia a dia; se as pessoas vão pro inferno ou não. Cantam alegremente, pregam ousadamente e oram fervorosamente, porém, vivem fora da sua realidade.

OS CONSCIENTIZADOS, são os crentes que tem conhecimento da teologia bíblica. São impecáveis nos seus sermões; porém, nada fazem pra melhorar o sofrimento das pessoas. São covardes, omissas, inconsequentes, incessíveis às necessidades alheias. São engenheiros e mestres de obras prontas, só sabem questionar, criticar e falar mal de quem está a frente da igreja ou algum departamento; não conseguem construir pontes, para transpor o abismo e alcançar os perdidos. São hipócritas e fariseus.

OS ENGAJADOS, são aqueles que estão COMPROMETIDOS com a mudança; embora não tenha profundo conhecimento da teologia bíblica ou das ciências do comportamento humano; ele vai a luta, grita em favor dos menos favorecidos. Se coloca a disposição, dar aula na EBD, evangeliza, prega a palavra e, as vezes assume liderança de igreja ou departamento. Eles compreendem que Jesus está voltando e precisa alcançar os perdidos. São verdadeiros instrumentos nas mãos de Deus.

De que lado você está meu irmão? Jesus sempre esteve do lado dos fracos, pobres e oprimidos pelo pecado e a injustiça. Defina-se. Tome uma atitude. Pense nisso!

Que Deus nos abençoe.
Fonte: Lições Bíblicas CPAD/2011 – A Missão Integral da Igreja, comentário de Wagner Gaby; adaptação, José de Oliveira, Pastor da IPAD em Mocajuba/PA, Licenciado em Educação Religiosa, Secretario Regional de Missões e Conferencista.